Por Francy Teixeira.
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) concedeu nesta quarta-feira (05) entrevista exclusiva ao 'Agora', da Rede Meio Norte; na ocasião, voltou a se colocar como uma terceira via para o pleito de 2022. Nisso, afirmou que Lula está ultrapassado e que com Bolsonaro o Brasil vive a sua pior crise. "Sabe como é, né. Brasileiro não desiste nunca, estou na área de novo, lutando para oferecer uma alternativa, o Brasil não está bem, está enfrentando a pior crise da sua história e esse negócio de paixão e ódio, do jeito que está dividindo a nação não vai levar nosso país para canto nenhum", afirmou.
Em relação a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o pedetista crê que vai 'acabar em pizza', e disse que o ex-ministro Eduardo Pazuello é um 'bandido' e deveria ser responsabilizado pelas mortes na pandemia da Covid-19.
Lula e Bolsonaro não são 'farinha do mesmo saco'
Gomes explicou que não considera Lula 'farinha do mesmo saco' de Bolsonaro. Porém, apontou que o petista cometeu graves erros na história brasileira. "O meu comentário na internet é para que discutamos o país, estou dentro do projeto, eu não ajudei Lula como ministro, ajudei Lula a vida toda, ajudei o quanto pude, embora não tenha sido lulista nem petista, apenas sou democrata que respeita a vontade do povo. O Lula fez nos Governos dele muito mais pelos ricos, do que pelos pobres, mas eu completo a frase, mas como ele fez algo muito importante pelos pobres, todo mundo acha muito o que ele fez, não estou desmerecendo o que o Lula fez, eu sou do Nordeste, ninguém pense que eu tô achando o Lula farinha do mesmo saco do Bolsonaro, qualquer pessoa sensata sabe que o Lula é muito diferente do Bolsonaro, mas dito isso, o Lula ficou ultrapassado. O Lula quer que sejamos um bando de idiotas, o Lula agarrado com o Renan Calheiros, com o Eunício Oliveira. Por isso acho que o Lula é responsável pelos erros mais graves da história brasileira", disse.
O pedetista afirmou que no início da pandemia enviou uma carta oferecendo contribuição para uma ação conjunta, unindo todos. "Essa carta o Bolsonaro sequer respondeu e na loucura diplomática os filhos do Bolsonaro ofendem a China e ela não faz nada, só não assina o papel e não envia os insumos".
Ciro acredita que CPI acaba em pizza e diz que Pazuello é frouxo
Quanto a vacinação, Ciro pontuou que o país poderia ter começado em dezembro, caso o Governo Federal tivesse respondido os ofícios da Pfizer, e ainda sobre essa temática teceu duras críticas a condução da pandemia, apontando que os culpados devem ser punidos. Neste âmbito, citou o ex-ministro Eduardo Pazuello, atribuindo a ele adjetivos nada positivos. "Na minha opinião vai dar em pizza, porque conheço todos os atores. Esse Pazuello é um bandido, um covarde, um frouxo e esse tem que pagar caro, e o mais grave, continua um general da ativa, isso é uma vergonha".
francyteixeira@meionorte.com