O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), declarou nesta segunda-feira (28) que ser vice-presidente da República seria "um sonho", embora seu foco atual esteja na reeleição ao Senado pelo Piauí. A afirmação foi feita durante entrevista ao canal CNN Brasil.
"Eu sou candidato à reeleição pelo Senado no meu estado. Acho que tenho uma missão no Piauí de enfrentar o atraso do Partido dos Trabalhadores lá no Piauí. Agora, um piauiense lá de Pedro II se tornar vice-presidente seria um sonho", declarou Ciro, sem esconder a ambição de ganhar projeção nacional.
Apesar do desejo, o parlamentar ponderou que ninguém é, de fato, "candidato a vice". "Se as pessoas acharem e a população quiser meu nome, poxa, seria um sonho, uma realização", completou.
Alinhamento com Bolsonaro e preferência por Tereza Cristina
Durante a entrevista, Ciro Nogueira reafirmou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e disse que trabalha para a construção de uma candidatura forte de centro-direita em 2026. Nesse contexto, demonstrou preferência por Tereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, como possível candidata à Presidência.
"Eu gostaria muito de ter a Tereza Cristina como candidata, mas para isso acontecer ela teria que conquistar o apoio do presidente Bolsonaro. Como acho que se o Ronaldo Caiado tivesse esse apoio, ele ganharia essa eleição", opinou o senador.
Caiado é visto como opção viável
Ciro também comentou a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ao Palácio do Planalto. Caiado lançou sua pré-campanha no início deste mês e negocia a formação de uma federação partidária com o Progressistas.
Para o senador, a candidatura do goiano é "mais do que legítima", mas depende da capacidade de se consolidar eleitoralmente. "Se ela for consistente para ganhar a eleição, não teria menor problema de apoiar essa candidatura. Eu defendo que haja uma grande força de união do centro e da direita para a escolha desse candidato, que pode ser o governador Caiado", avaliou.
Frente ampla de centro-direita é estratégia para 2026
Ciro Nogueira, que já foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, aposta numa frente ampla que reúna legendas de centro e direita para enfrentar o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2026. Ele reafirmou que o Progressistas "não apoiará a reeleição do presidente Lula".