CIA aponta “maior probabilidade” de Covid-19 ter surgido em laboratório

O governo chinês, por sua vez, reiterou seu apoio a pesquisas para determinar a origem da Covid-19 e criticou os Estados Unidos por politizar o tema

Vírus da Covid-19 | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) afirmou que é “mais provável” que a pandemia de Covid-19 tenha surgido de um incidente em laboratório, e não de forma natural, conforme divulgado por um porta-voz da agência neste sábado (25).

A avaliação, no entanto, foi feita com “baixa confiança”, segundo a CIA, que destacou que ambos os cenários — origem laboratorial e natural — permanecem plausíveis. A embaixada chinesa em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto.

A mudança na posição da CIA ocorre após anos de incerteza sobre as origens do vírus. Durante o governo Biden, o ex-diretor da agência, William Burns, solicitou que analistas e cientistas buscassem uma conclusão mais clara, ressaltando a importância histórica da pandemia. “O significado histórico da pandemia exigia uma análise mais aprofundada”, afirmou uma autoridade sênior dos EUA.

Ainda não está claro, porém, se novas evidências foram coletadas para embasar a avaliação mais recente.

governo chinês se pronuncia

O governo chinês, por sua vez, reiterou seu apoio a pesquisas para determinar a origem da Covid-19 e criticou os Estados Unidos por politizar o tema. “As alegações de que um vazamento de laboratório causou a pandemia não têm credibilidade”, declarou Pequim.

A China também acusou Washington de usar agências de inteligência para investigar o assunto, o que, segundo autoridades chinesas, prejudica a cooperação internacional no combate à pandemia.

O novo diretor da CIA, John Ratcliffe, confirmado pelo Senado dos EUA na sexta-feira, afirmou que uma de suas prioridades será divulgar uma avaliação pública sobre as origens da Covid-19. “Para mim, isso é coisa de primeiro dia”, disse Ratcliffe em entrevista ao Breitbart. “Acredito que nossa inteligência, ciência e bom senso apontam que a origem da Covid foi um vazamento no Instituto de Virologia de Wuhan.”

A declaração reforça a posição da agência, mas ainda deixa espaço para debates sobre a credibilidade das conclusões.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES