Cerca de 20% das cidades do Piauí terceirizam serviços

Pelo menos 30 terceirizam serviços de limpeza urbana

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na segunda-feira, 07 de janeiro, aponta que pelo menos 19,6% dos municípios piauienses terceirizam serviços. O levantamento revela que 30 gestores adotaram a terceirização em serviços como conservação, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O demonstrativo minucioso quadro a quadro aponta ainda que 12 prefeitos do Piauí terceirizaram serviços de segurança e de vigilância, por sua vez, outros 25 recorreram a esse método de contratação para suprir a demanda na área de transporte. Já 17 terceirizaram serviços de informática, outros cinco copeiragem, recepção e reprografia.

Serviços de telecomunicações, de manutenção de prédios, equipamentos e instalações também estão entre os que foram terceirizados por prefeituras piauienses.

A adoção desse método de contratação foi justificada pela maioria dos gestores do Estado pelo ganho da eficiência e redução de gastos públicos. Os gastos com terceirizados chegam a alcançar a marca de 20%.

A CNM indicou que a pesquisa cumpriu o objetivo de possibilitar uma visão panorâmica da contratação temporária e da terceirização nos Municípios e que a medida tem sido adotada com foco em garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos e o atendimento de maior qualidade. Foi possível perceber a tendência maior de que os gestores municipais estão em busca de redução de custos e de ganho de eficiência em sua gestão. Outro ponto que merece destaque é a necessidade de fortalecimento das receitas próprias municipais para garantir a prestação de serviços de maior qualidade, a pesquisa mostrou que ainda é pequeno o número de Municípios que cobram taxas, como a taxa de lixo, e acabam arcando sozinhos com os custos dessa prestação, se não há novas fontes de recursos, não há como garantir o serviço adequado e que atenda aos interesses da população.

Em âmbito nacional, a Confederação revela que 3.548 gestores afirmaram que contrataram servidores em caráter temporário, enquanto 2.871 terceirizaram a prestação de serviços públicos municipais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES