A Carolina do Norte registrou um recorde de participação na votação antecipada, segundo informou a autoridade eleitoral estadual nesta sexta-feira (18). O estado, historicamente marcado por disputas acirradas, é considerado decisivo nas eleições presidenciais dos EUA.
NÚMERO ALTO DE ELEITORES
Apesar de ainda se recuperar dos estragos causados pelo furacão Helene, que resultou em mais de 110 mortes no estado, um número maior de eleitores compareceu às urnas no primeiro dia de votação antecipada deste ano em comparação com 2020.
Dados preliminares da Junta Eleitoral da Carolina do Norte indicam que 353.166 pessoas votaram em mais de 400 locais na quinta-feira (17), superando os 348.599 eleitores registrados no primeiro dia de votação antecipada em outubro de 2020.
COMPARAÇÃO COM 2020
Com o crescimento da população e do registro de eleitores na Carolina do Norte, a participação percentual na quinta-feira foi ligeiramente menor em comparação com 2020. Este ano, 4,54% dos 7,78 milhões de eleitores votaram no primeiro dia, contra 4,78% dos 7,29 milhões registrados na eleição anterior.
O número de votos e eleitores deve aumentar à medida que as juntas dos condados atualizem os dados, afirmou o porta-voz Pat Gannon. Na quinta-feira, filas e estacionamentos lotados foram comuns em condados populosos do Piedmont e em áreas montanhosas afetadas por enchentes recentes. A junta informou não ter registrado problemas significativos na votação.
SOBRE A VOTAÇÃO ANTECIPADA
A votação antecipada, aberta até 2 de novembro nos 100 condados, é muito popular na Carolina do Norte. Nas eleições gerais de 2020, mais de 3,6 milhões de votos (65% do total) foram registrados nesse período. Os eleitores podem se registrar e votar ao longo dos 17 dias de votação.