O presidente Lula (PT) estuda a criação de um novo benefício para usúarios do Bolsa Família, com nome provisório de “carne no prato” e um valor de R$35,00. A iniciativa teria como objetivo facilitar o acesso de famílias carentes à carne.
QUEM TEM DIREITO?: Inicialmente, o benefício seria destinado aos inscritos no CadÚnico, como as famílias que recebem o Bolsa Família. E deve ser usado exclusivamente para comprar carne bovina em açougues e supermercados conveniados, a proposta inicial acredita que o valor seja suficiente para comprar até 2kg de carne.
DE QUEM VEIO A PROPOSTA?: A proposta foi apresentada por um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul (MS) ao ministro Paulo Teixeira, titular do Desenvolvimento Agrário, em uma reunião em Brasília. Teixeira disse ter encaminhado a proposta para análise da Casa Civil e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O QUE ESTÁ POR TRÁS: Os pecuarístas acreditam que a implementação do programa funcionaria em uma espécie de mão dupla, pois iria beneficiar até 19,5 milhões de pessoas, e aumentaria a demanda por carne em mais 2,3 milhões de cabeças de gado ao ano.