SEÇÕES

Capitais registram manifestações contra PEC da blindagem e PL da anistia

Atos contra a PEC da Blindagem e anistia aos condenados do 8 de janeiro ocorrem em diversas cidades. Saiba onde acontecem e as pautas defendidas.

Manifestação em São Paulo | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Manifestantes realizam atos em diversas cidades do país neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.

Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, os protestos acontecem nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá e outras cidades brasileiras.

Em comum, as manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

São Paulo

Manifestantes se reúnem em frente ao Masp, na Avenida Paulista. O ato começou às 14h e foi convocado nas redes sociais por movimentos de esquerda.

Os participantes gritam palavras de ordem contra a anistia e carregam placas e cartazes. Eles também estendem uma bandeira gigante do Brasil, em contraste com o bandeirão dos Estados Unidos exibido por bolsonaristas no mesmo local, durante o ato do 7 de setembro.

Rio de Janeiro

Manifestantes se reúnem na orla da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio. Artistas devem se apresentar em um ato musical nesta tarde.

Gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão” eram dados a todo momento, mesmo antes do início oficial da manifestação, que está previsto para às 15h.

Salvador

Em Salvador, manifestantes se concentraram em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9h. Com cartazes nas mãos e entoando gritos de ordem, os manifestantes deram início ao ato por volta das 10h40.

Estão presentes no ato os atores Wagner Moura e Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e Daniela Mercury, ambas em cima de um trio elétrico.

João Pessoa

Na capital paraibana, os manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, em Tambaú, por volta das 9h, carregando bandeiras e faixas.

O ato conta com a presença de artistas e políticos e permanece parado ainda no lugar de encontro.

Manaus

Manifestantes se reuniram durante a manhã na faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas, no Centro, e seguiram em caminhada até a Avenida Sete de Setembro.

Durante o percurso, exibiram cartazes com dizeres como "Não à PEC da bandidagem" e "Sem anistia para golpistas" e gritaram em coro: "Sem anistia e sem perdão".

Teresina

Na capital do Piauí, o ato reuniu pessoas na região central a partir das 10h.

Representantes de movimentos sociais, partidos e sindicatos discursaram em um trio elétrico. O grupo exibiu cartazes e entoou palavras de ordem.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também