SEÇÕES

Câmara suspende mandato de Janones por ofender Nikolas Ferreira

André Janones é suspenso por 90 dias após ofensas homofóbicas contra Nikolas Ferreira na Câmara. Entenda o caso e a decisão cautelar da Mesa Diretora.

Câmara suspende mandato de Janones por ofender Nikolas Ferreira | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O deputado federal André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por 90 dias, em decisão cautelar, após proferir ofensas de cunho homofóbico contra o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O episódio ocorreu durante sessão no plenário da Câmara dos Deputados, na última semana.

A suspensão, em caráter preventivo, foi determinada em um processo que tramita de forma mais rápida do que as representações comuns no Conselho de Ética da Casa.

A iniciativa partiu da própria Mesa Diretora da Câmara, seguindo o mesmo procedimento adotado anteriormente contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES), que foi alvo de medida semelhante após ofender a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

O embate entre Janones e Nikolas ocorreu no dia 9 de julho e resultou em um intenso bate-boca com parlamentares do PL, após provocações iniciais feitas por Janones.

Janones se justificou afirmando não se tratar de homofobia. De maneira irônica, ele afirmou que trata Nikolas como Nikole para atender pedido do próprio deputado. Janones fazia referência a discurso de Nikolas na tribuna da Câmara em 2023, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, com falas transfóbicas. 


Tópicos
Carregue mais
Veja Também