A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara abriu nesta segunda-feira (23) o prazo para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresente sua defesa no processo que pode resultar na perda de seu mandato.
Zambelli terá até cinco sessões deliberativas do plenário para se defender e apresentar provas, prazo que começa a contar nesta terça-feira (24). Na semana passada, ela confirmou o recebimento da representação, permitindo o andamento do processo na comissão.
A deputada deixou o Brasil no fim de maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Após passar por Argentina e Estados Unidos, seguiu para a Itália. Seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol para facilitar sua prisão.
Zambelli já foi localizada e pode ser presa em breve
Fontes do Ministério da Justiça informaram que a localização exata de Carla Zambelli na Itália já foi identificada. Há expectativa de que a prisão ocorra nas próximas horas, mas isso depende de negociações com as autoridades italianas, já que a deputada possui cidadania do país. Também não está descartada a possibilidade de que ela se entregue voluntariamente.