A Caixa Econômica Federal concedeu até julho 1,66 bilhão de reais em financiamentos para o setor de petróleo e gás, dentro do Programa Progredir, informou a instituição nesta sexta-feira.
O banco informou ainda que lidera os financiamentos para o programa voltado para fornecedores da Petrobras.
Lançado em setembro de 2011, o programa Progredir já ultrapassou a marca de 6,6 bilhões de reais em financiamentos, segundo a Caixa, responsável pela contratação de 290 operações de crédito a fornecedores diretos e indiretos da Petrobras.
O número garante à Caixa a primeira colocação em quantidade de financiamentos e em volume negociado entre as dez instituições financeiras participantes do Programa, afirmou a Caixa.
"O desempenho apresentado consolida a atuação da Caixa no segmento de petróleo e gás, tornando-nos o principal agente financeiro de recursos para capital de giro do setor", disse o vice-presidente Corporativo da Caixa, Geddel Vieira Lima, em nota.
O Progredir foi desenvolvido pela Petrobras em parceria com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), cujo objetivo é criar condições favoráveis para o aumento da capacidade de investimento no setor, com a concessão de crédito aos fornecedores diretos e indiretos da Petrobras.
O crédito é lastreado nos contratos de serviços a performar e equipamentos e materiais a serem entregues.