Brasileiros repatriados de Israel negam mérito de Lula na operação de resgate

Os bolsonaristas atribuem resgate e agradecem pela ação a outros agentes políticos

Brasileiros resgatados de Israel | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após a operação de resgate no Oriente Médio, na qual 916 brasileiros foram retirados da região de conflito após ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, surgem disputas políticas entre os repatriados sobre a atribuição do mérito da ação. governo federal organizou o resgate por meio dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, realizando voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e liderando a saída da zona de guerra também por voos comerciais.

Críticas recentes de bolsonaristas incluem o pastor Felippe Valadão, líder da Igreja Batista Lagoinha, que, apesar de ter retornado em um voo comercial na última quarta-feira (11), atribuiu seu resgate ao deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outra brasileira, em entrevista à TV Globo, creditou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Maganhato (Republicanos), aliado de Bolsonaro, pelo resgate em Tel Aviv.

Leia Mais

Repercussão na web

Na sexta-feira (13), as redes sociais fervilharam com debates sobre a tentativa bolsonarista de minimizar a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas ações de resgate de brasileiros em Gaza, atribuindo o mérito ao "prefeito de Sorocaba".

A disseminação dessas informações falsas recebe, em parte, a contribuição da mídia comercial. A estratégia bolsonarista de desviar o foco do governo Lula na maior operação de resgate de brasileiros da história tem eco em noticiários tendenciosos que dão espaço para repatriados agradecendo ao prefeito de Sorocaba, à Força Aérea (FAB) e até ao Exército.

Contudo, há também aliados na luta contra a desinformação bolsonarista. O apresentador e ex-jogador Neto, conhecido como Craque Neto, durante seu programa na Band, Donos da Bola, fez questão de esclarecer a situação. "Não foi o prefeito de Sorocaba que pegou o avião da FAB, foi o Lula, pô. Foi o presidente da República. A moça falou ‘obrigado ao prefeito de Sorocaba. Mas não foi não. Foi o Lula, a FAB, que foi pegar os brasileiros", afirmou, destacando a verdadeira autoria da operação de resgate.

Enquanto as disputas políticas se desenrolam, mais de mil brasileiros deverão ser repatriados com um novo voo previsto para esta quarta-feira (18). O conflito entre Hamas e Israel resultou na morte de três brasileiros, e uma jovem, Tchelet Fishbein Za'arur, permanece sequestrada pelos terroristas. A operação de resgate, elogiada pelo assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, destaca o papel eficiente do ministro da Defesa, José Múcio, sem menções diretas ao presidente Lula.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES