Brasileiros ilegais vivem angústia e ficam em alerta: 'Todo mundo tenso'

Estima-se que 11 milhões de imigrantes ilegais vivem no país, sendo 230 mil brasileiros, de acordo com o Pew Research Center

Brasileiros ilegais nos EUA | AP Photo/Julio Cortez
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos têm expressado medo e aflição diante das medidas de deportação em massa implementadas pelo governo do presidente Donald Trump. Desde que assumiu o cargo, o republicano adotou uma série de ações contra a imigração ilegal, que já contam com o apoio de 46% dos americanos, segundo pesquisa da Reuters/Ipsos.

Estima-se que 11 milhões de imigrantes ilegais vivem no país, sendo 230 mil brasileiros, de acordo com o Pew Research Center.

batidas policiais

Relatos de operações de fiscalização têm aumentado a tensão entre os imigrantes. Rafaela e Sofia, duas brasileiras que preferiram não se identificar, contaram que ouvem falar de batidas policiais em suas regiões.

Rafaela, que chegou aos EUA em 2018, enfrentou desafios como violência doméstica e a perda do visto de estudante. Já Sofia, que está no país desde 2011, tem uma filha americana e teme o impacto de uma possível deportação em sua família.

88 brasileiros deportados

Na sexta-feira (24), um avião trouxe ao Brasil 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O Itamaraty criticou o tratamento "degradante" durante o voo e pediu explicações ao governo norte-americano. Enquanto isso, Flávia Braga, brasileira com cidadania americana, tenta acalmar a comunidade imigrante. "As pessoas não devem entrar em pânico, nem em desespero. Torço para que todo mundo realize seu sonho", afirmou.

preocupação com o futuro

Rafaela, que hoje trabalha em dois empregos, expressou preocupação com o futuro. "Estou meio assustada, meio nervosa. Está todo mundo meio tenso por aqui. Se eu tiver de voltar, vou voltar. Mas tenho fé por todos nós brasileiros que estamos passando por esse momento difícil", disse.

Apesar das incertezas, ela mantém a esperança de conseguir o Green Card e visitar a família no Brasil sem perder o direito de permanecer nos EUA.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES