O governo brasileiro volta a exigir, a partir desta quinta-feira (10), visto de entrada para turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A solicitação do documento será realizada de maneira totalmente digital e, uma vez aprovada, a autorização será enviada por e-mail ao solicitante.
A decisão do governo brasileiro de retomar a exigência de vistos ocorreu antes da imposição de tarifas comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos países. No caso do Brasil, foi aplicada a alíquota mínima de 10%.
DECRETO
A volta da obrigatoriedade do visto foi determinada por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de seu terceiro mandato, em 2023. A medida revogou a decisão do governo de Jair Bolsonaro (PL), que havia isentado cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália da exigência de visto para entrada no país.
A determinação do atual presidente exigiria o visto a partir de 1° de outubro de 2023. A data foi postergada três vezes: para 10 de janeiro de 2024, 10 de abril de 2024 e, por último, 10 de abril de 2025.