O ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), será responsável por decidir os candidatos a presidente e vice de seu partido nas eleições de 2026. A afirmação foi feita por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, em uma inserção veiculada na TV na noite de sábado, 15 de junho.
“Nós queremos o (Jair) Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro”, disse Costa Neto na propaganda. “Devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil”.
INELEGIBILIDADE: Apesar da decisão, Jair Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A inelegibilidade do ex-presidente levanta questionamentos sobre quem poderá ser o candidato do partido nas próximas eleições presidenciais.
POSSÍVEIS SUCESSORES: Com Bolsonaro fora da disputa, nomes como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, são especulados como possíveis sucessores do espólio eleitoral do ex-presidente.
MICHELLE E TARCÍSIO: Em maio, uma pesquisa Genial/Quaest revelou que Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os nomes mais bem cotados para concorrer à presidência em 2026.