SEÇÕES

Bolsonaro tentou romper tornozeleira na madrugada de hoje, diz Moraes em decisão por prisão

Bolsonaro foi detido pela Polícia Federal em casa, por volta das 6h.

O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar na casa dele em Brasília | Foto: Sérgio Lima
Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou regras do uso da tornozeleira eletrônica e tinha alto risco de tentar fugir. A informação está na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou prender Bolsonaro preventivamente neste sábado (22). Com informações do O Globo.

A prisão domiciliar que Bolsonaro cumpria foi trocada por prisão preventiva por ordem do ministro. Ele foi detido pela Polícia Federal em casa, por volta das 6h, e levado para a Superintendência da PF, em Brasília.

o que diz a decisão

Segundo Moraes, a mudança na medida ocorreu depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chamou apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio do pai, na noite de sexta-feira (21). Para o ministro, esse ato poderia atrapalhar o cumprimento da prisão domiciliar e colocar a ordem pública em risco.

Na decisão, Moraes escreveu que, apesar de a vigília ter sido apresentada como um gesto de apoio à saúde do ex-presidente, o movimento lembrava práticas anteriores usadas pelo grupo político de Bolsonaro para gerar confusão e tirar vantagem da situação.

O ministro também afirmou que Bolsonaro violou a tornozeleira eletrônica às 0h08 deste sábado. Segundo Moraes, isso mostra que o ex-presidente pretendia romper o equipamento e fugir, aproveitando a mobilização convocada pelo filho para criar tumulto.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também