O cirurgião Antonio Luiz Macedo afirmou neste sábado que a previsão de alta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é para este domingo. Ainda sem hora definida.
De acordo com o especialista o sistema digestivo do presidente já está funcionando. E o quadro de saúde é “muito bom”.
"Qualquer um de nós que tem uma cirurgia abdominal pode ter obstrução", afirmou Macedo na porta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde Bolsonaro está internado desde a semana passada.
Atualmente, o presidente tem alimentação cremosa. O próximo passo consiste em alimentação pastosa.
"A (alimentação) cremosa precisa de uma colher para pegar. E a pastosa um garfo. Ambas precisam de mastigação", disse o médico.
Assim que tiver alta, o presidente poderá retornar às atividades “com calma”, diz o médico.
Bolsonaro poderá, por exemplo, realizar caminhadas. Quando questionado sobre o retorno ao trabalho, Macedo disse que o presidente não poderá retomar suas atividades profissionais neste domingo, mas, sim, na segunda-feira.
Macedo ainda disse que não haverá, a longo prazo, restrições alimentares para o presidente. Atividades como andar de moto, por outro lado, devem esperar até que o presidente esteja bem de saúde.
Boletim médico divulgado na tarde deste sábado informou que o presidente passará a receber dieta cremosa ‘não fermentativa’. Segundo a nota, o presidente também continua apresentando melhora clínica e laboratorial.
As informações são do Jornal O Globo.