O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em uma UTI aérea, segundo informou o senador Rogério Marinho (PL-RN), na manhã deste sábado (12). Bolsonaro está internado no Hospital Rio Grande desde a tarde de sexta-feira (11), após sentir fortes dores abdominais durante um evento político no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo Marinho, a aeronave que fará o transporte deverá chegar entre 13h30 e 14h. A previsão é que Bolsonaro seja internado no Hospital DF Star, na capital federal.
ESTADO DE SAÚDE É ESTÁVEL, DIZ SENADOR
“O presidente está bem, lúcido, estável, tranquilo e estabilizado”, afirmou Rogério Marinho, após visitar Bolsonaro no hospital. De acordo com ele, o médico responsável por acompanhar a saúde do ex-presidente viajou de São Paulo a Natal na madrugada deste sábado para avaliá-lo presencialmente.
A decisão pela transferência teria sido tomada pela equipe médica, em conjunto com a família, diante do histórico de problemas intestinais que Bolsonaro enfrenta desde o atentado sofrido em 2018.
QUADRO CLÍNICO É RELACIONADO A COMPLICAÇÃO INTESTINAL
Na sexta-feira, o próprio Bolsonaro publicou uma foto internado em suas redes sociais. Na legenda, informou que foi diagnosticado com uma complicação no intestino delgado, o que teria causado o mal-estar.
No primeiro boletim médico, divulgado ainda na sexta, os profissionais indicaram um quadro de distensão abdominal com dor. O ex-presidente estava sendo alimentado por sonda e recebia hidratação e antibióticos. Os médicos destacaram a necessidade de exames de imagem com contraste para avaliar melhor o quadro clínico.
PRIMEIRO SOCORRO FOI EM SANTA CRUZ
Bolsonaro começou a se sentir mal na cidade de Tangará, a cerca de 98 km de Natal. Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde foi estabilizado.
Em seguida, foi transferido de helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do RN para a capital potiguar. O helicóptero pousou no Hospital Walfredo Gurgel, única unidade com heliporto no estado, e de lá o ex-presidente seguiu de ambulância até o Hospital Rio Grande, onde deu entrada às 11h10 da manhã de sexta.
EVENTO DO PL FOI CANCELADO
Jair Bolsonaro estava no estado para cumprir agenda política pelo Partido Liberal (PL), visitando cidades e obras financiadas durante seu mandato. A programação incluía cruzar o estado de Leste a Oeste, mas os compromissos foram cancelados após o episódio de mal-estar.