O hospital onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado informou, em boletim médico, que ele já iniciou o processo de recuperação após a cirurgia para correção de uma hérnia. Segundo a equipe médica, Bolsonaro começou a fazer fisioterapia e está recebendo medicação preventiva contra trombose.
De acordo com o comunicado, também foram adotadas medidas para controle da dor, além do uso de medicamentos específicos para evitar complicações circulatórias.
Na quinta-feira (25), o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. O procedimento havia sido solicitado pela defesa e autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na terça-feira (22). A operação teve duração aproximada de três horas e meia.
Os médicos explicaram ainda que houve ajustes nas medicações utilizadas para controlar episódios de soluço e sintomas de refluxo gastroesofágico. Para esta sexta-feira, não estão previstos novos exames ou intervenções.
Segundo a equipe responsável, a cirurgia ocorreu sem complicações e dentro do esperado. Bolsonaro já se encontra acomodado no quarto.
Em entrevista à imprensa, o cirurgião Cláudio Birolini detalhou que a hérnia era do tipo bilateral, envolvendo ambos os lados, com características diretas e indiretas. Durante o procedimento, foi realizado o reforço da parede abdominal, com a colocação de uma tela de material sintético para corrigir o problema.