A indicação do senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder do Centrão no Congresso, para o comando da Casa Civil pode estar sendo reavaliada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos próximos dias, o Bolsonaro poderia mudar a nomeação e indicar o senador para outro ministério. A informação é do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
De acordo com o colunista, o presidente teme perder a articulação do piauiense junto ao Centrão devido ao trabalho mais intenso da Casa Civil, na coordenação dos ministérios, em comparação com outras pastas. Nos bastidores em torno da pauta se comenta que Bolsonaro já podem estar comentando que, na Secretaria-Geral, por exemplo, o senador continuaria ligado ao Palácio do Planalto, mas teria mais tempo para articulações políticas.
Candidatura ao governo do Piauí em 2022
Além disso, um segundo outro motivo também pode ser o tempo que Ciro Nogueira, que é o presidente nacional do Progressistas, teria para preparar uma possível candidatura ao governo do Piauí em 2022. “O principal motivo é não drenar totalmente as energias do Ciro com atividades internas do governo e dar mais liberdade para ele articular e preparar o terreno para candidatura dele”, teria dito um auxiliar presidencial ao colunista do portal Metrópoles. Bolsonaro pode se reunir com Ciro Nogueira nos próximos dias para discutir a alteração.
Avião deu pane
Foi cancelada a reunião marcada para às 16h30 no Palácio do Planalto entre Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro. O encontro aconteceria para que fossem acertados os últimos ponteiros da indicação do presidente do PP à Casa Civil.
Motivo: o avião da Copa Airlines que levantou voo ontem à noite na Cidade do México, e que deveria pousar hoje cedo no aeroporto de Guarulhos, teve um problema técnico. Assim, foi obrigado a fazer uma escala não prevista no Panamá, no meio da noite.