Uma pesquisa realizada pelo instituto PoderData, e divulgada na quarta-feira (27), mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diminuiu a diferença das intenções de voto em um possível embate como ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
No fim de agosto, um cenário envolvendo Lula e Bolsonaro no segundo turno mostrava uma vantagem do petista de 25 pontos percentuais. O sindicalista teria 55% dos votos válidos, enquanto o capitão do Exército teria 30%.
Agora, passados 60 dias, um embate entre os candidatos continuaria tendo Lula como vencedor, mas a diferença para Bolsonaro caiu para 15 pontos percentuais. Caso essa disputa se concretizasse, o petista teria 52% dos votos e Bolsonaro 37%.
Para colher os dados do levantamento, a pesquisa entrevistou 2.500 pessoas em 420 cidades diferentes nas 27 unidades federativas. O período de realização das perguntas foi de 25 a 27 de outubro, de 2021 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.