O ex-presidente Jair Bolsonaro compareceu nesta quinta-feira (5) à sede da Polícia Federal para depor no inquérito que investiga a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
A apuração, aberta a pedido da PGR, aponta indícios de que Bolsonaro foi diretamente beneficiado pelas ações do filho. Segundo o órgão, ele chegou a afirmar que ajudaria a custear a permanência de Eduardo no país norte-americano.
O que está sendo investigado?
Eduardo Bolsonaro é suspeito de tentar influenciar aliados de Donald Trump para que os EUA sancionassem ministros do STF. Segundo a PGR, a conduta pode configurar crimes como coação, obstrução de investigações e tentativa de abolição do Estado de Direito, com o objetivo de interferir em processos contra Jair Bolsonaro.
Por que Bolsonaro será ouvido?
A PGR afirma que Jair Bolsonaro poderia ter se beneficiado das ações do filho e declarou custear sua estadia nos EUA. O órgão quer apurar se houve apoio direto às tentativas de pressionar o STF. Alexandre de Moraes autorizou o depoimento do ex-presidente e de outras testemunhas, como diplomatas e parlamentares.