O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o presidente nacional da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos da Abelha, José Correa Cunha, comandaram nesta quinta, dia 21, em Brasília, reunião sobre a apicultura no Nordeste em 2012. O encontro discutiu os prejuízos causados pela seca, além da apicultura de precisão e o uso da nanotecnologia na produção do mel no País. A reunião teve a participação da deputada estadual piauiense Belê Medeiros (PSB) e do deputado federal Assis Carvalho (PT).
Belê ressaltou a importância da aproximação entre apicultores e instituições financeiras já que o momento é de crise e a sensibilidade fará toda diferença. "Sem produção de mel os apicultores não tem condições de honrar seus empréstimos e não devem ser tratados como nos tempos de boa safra. Objetivamente queremos que o Governo Federal subsidie e expanda os financiamentos bancários, para assim garantir aos apicultores a chance da sobrevivência diante dos prejuízos causados pela seca", disse Belê.
O encontro também contou com representantes da Embrapa, Sebrae, Inmetro, Abmel, CNA, Asbraer, Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, além do emprsário da Wenzel"s, Tiago Gama.