O Tribunal Pleno elegeu, por unanimidade, a juíza Basiliça Alves da Silva para ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (1º).
Promovida pelo critério de antiguidade, a juíza ocupará a vaga aberta pela promoção da então desembargadora Liana Chaib, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O nome da magistrada será enviado para o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) antes da nomeação como desembargadora do TRT-22 pelo Presidente da República.
Durante a sessão administrativa, o desembargador Arnaldo Boson relembrou a carreira de Basiliça Alves da Silva. A juíza ingressou no TRT-22 no primeiro concurso para magistratura.
“A doutora Basiliça é um exemplo de dedicação, vibração, entusiasmo e acolhimento dos servidores, dos advogados, das partes. É um modelo de magistrada que deve continuar inspirando as novas e futuras gerações de magistrados. Ela prestará aqui um grande serviço ao segundo grau”, afirmou.
O presidente do TRT-22, desembargador Marco Aurélio Caminha, também destacou o trabalho realizado pela magistrada no primeiro grau. “O Tribunal vai ganhar muito com a promoção da desembargadora Basiliça. Ela é uma pessoa que enxergamos pelo trabalho que realiza”, disse.
Para o procurador Regional do Trabalho João Batista Luzardo, há também mérito na promoção da juíza. “O Ministério Público do Trabalho acredita que o TRT e a sociedade só têm a ganhar com a chegada da desembargadora Basiliça no segundo grau”, pontuou.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Direito Constitucional e Tributário, Basiliça Alves da Silva ingressou no TRT-22 como magistrada em 1996. A magistrada está à frente da 4ª Vara do Trabalho de Teresina e também atua como desembargadora convocada.