Líder da bancada nordestina, o deputado federal Júlio césar (PSD) se reuniu na segunda-feira, 25 de fevereiro, com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na ocasião, o parlamentar encaminhou as principais pautas da região, defendendo a atração de novos investimentos e a retomada da ferrovia Transnordestina. Obra que é imprescindível para a região e se arrasta há cerca de uma década.
Além de Júlio César, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) também esteve presente no encontro e elencou as principais demandas. "Tratamos de diversas pautas especialmente para o desenvolvimento do Nordeste, também falamos sobre o fortalecimento do Banco do Nordeste, e a garantia de investimentos do BNDES para o financiamento de obras em parceria com os Estados. Além disso, tratamos da retomada da Transnordestina e da revitalização do rio São Francisco", indicou o parlamentar piauiense.
Diagnóstico recente apresentado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) ao Poder Executivo e à comissão especial da Câmara Federal aponta que a Transnordestina ficará pronta apenas em 2027. A obra que beneficiará o Piauí no escoamento da produção e ampliação das exportações está andando a passos lentos.
Fora esse apontamento, o relatório sinaliza que serão necessários gastos de R$ 6,4 bilhões. A construção da ferrovia se arrasta a cerca de uma década.