SEÇÕES

Autoridade piauiense em Israel divulga vídeo e crava: “Permaneceremos firmes com muita fé”

O advogado e secretário do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira, buscou tranquilizar os brasileiros em meio a tensão que a comitiva enfrenta em Israel.

José Eduardo é piauiense e está na comitiva de autoridades que não conseguiu deixar Israel após a eclosão do conflito. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O advogado José Eduardo Pereira, natural do Piauí e atualmente secretário executivo do Consórcio Brasil Central, vivenciou momentos de forte tensão em Tel Aviv, Israel, durante a recente ofensiva militar do Irã contra o país. Integrante de uma comitiva oficial de autoridades brasileiras, ele estava em missão internacional quando o conflito eclodiu, surpreendendo a delegação durante a madrugada da última quinta-feira (12).

Grupo seguiu protocolo e se abrigou contra ataques

A missão, iniciada no dia 7 de junho, contava com aproximadamente 25 representantes do Brasil e da América Latina, incluindo prefeitos, secretários e técnicos, convidados pelo governo de Israel. A viagem institucional tinha como foco parcerias nas áreas de segurança pública, saúde, agricultura, inovação e tecnologia.

No entanto, o cronograma oficial foi abruptamente suspenso quando sirenes de alerta soaram em Tel Aviv, indicando risco de bombardeios. “Seguimos em diálogo constante com o Ministério das Relações Exteriores de Israel e também buscamos conversar com a embaixada do Brasil neste país, na busca de encontrarmos soluções para o nosso retorno seguro ao Brasil”, relatou José Eduardo em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segurança da equipe é prioridade, diz secretário

Em meio ao cenário de incertezas, o grupo se refugiou em áreas subterrâneas e depois foi encaminhado para um hotel em Jaffa, considerado seguro pelas autoridades locais. José Eduardo garantiu que todos os integrantes da missão estão bem e destacou o apoio institucional que têm recebido: “Neste momento, toda a nossa comitiva do Consórcio Brasil Central está reunida e hospedada num hotel em Jaffa, Tel Aviv, e um hotel que reúne condições adequadas de segurança”.

Compromisso institucional e gratidão pelas mensagens

Apesar do cenário tenso, o secretário piauiense fez questão de enaltecer a agenda realizada antes do agravamento do conflito. A missão teve momentos de grande relevância diplomática, como a visita ao presidente israelense Isaac Herzog e à primeira-dama Michal. “Tivemos uma agenda produtiva, proativa e respeitosa, [...] que serviram para alavancar certamente as parcerias que por certo acontecerão”, afirmou.

Ele finalizou a mensagem reafirmando o compromisso com a segurança da equipe: Agradecemos todas as mensagens de solidariedade e apoio e permanecemos firmes com serenidade e muita fé.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também