A deputada Teresa Britto (PV) propôs a realização de uma audiência pública para discutir a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado sobre os preços dos combustíveis no Piauí.
Sobre o alto preço do combustível, o governador Wellington Dias junto com outros governadores do Brasil, esclareceram que o preço do combustível no Brasil aumentou cerca de 40% no período de 12 meses, mesmo não havendo aumento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, imposto cobrado pelos estados da federação. Sendo uma prova que o problema é nacional, e não dos estados.
No Piauí, a porcentagem do ICMS que incide sobre a gasolina se mantém o mesmo valor desde 2017, correspondendo à 30% do valor final no produto.
Dia do Turismólogo
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), solicitando a realização de uma sessão solene no próximo dia 27 deste mês visando comemorar o Dia do Turismólogo e o Dia Mundial do Turismo. A sessão ocorrerá às 10 horas no plenário da Alepi.
A parlamentar do PV teve aprovados requerimentos pedindo, respectivamente, à Prefeitura de Teresina e a Equatorial Energia do Piauí a recuperação de calçamento de ruas do bairro Ilhotas e a melhoria da rede de energia elétrica no município de Nazária.
Teresa Britto teve aprovados ainda requerimentos pedindo voto de louvor ao Movimento Jovens com Cristo da Igreja Católica e solicitando à Prefeitura de Teresina a iluminação de academia popular de saúde na capital.
Vacinas
Os deputados aprovaram requerimento do deputado Oliveira Neto (Cidadania) pedindo a ampliação da vacinação contra a Covid-19 no município de Cajueiro da Praia.
Os deputados Francisco Costa (PT) e Cícero Magalhães (PT) tiveram aprovados requerimentos solicitando ao Governo do Estado a pavimentação de ruas no povoado Lagoa da Mata e o asfaltamento da estrada que liga a PI-225 àquela localidade que fica situada na zona rural de Teresina.