Assédio sexual: Casos que derrubaram homens com cargos públicos no Brasil
- Fernando Cury
Ex-políticos como Fernando Cury, Gabriel Monteiro e Domingos Paz tiveram seus mandatos cassados ou foram condenados após denúncias de assédio sexual
- Fernando Cury
Em dezembro de 2020, o então deputado estadual Fernando Cury foi flagrado apalpando a também ex-deputada Isa Penna durante sessão plenária da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A ação foi captada e transmitida ao vivo pelo canal virtual da Alesp. As imagens permitem ver o momento em que Cury se aproxima por trás de Penna, coloca e mantém as mãos na lateral de seu corpo na altura dos seios. Penna reage e o afasta de si.
Na época, ele foi afastado do cargo por uma decisão, aprovada por 5 votos a 4, que previu que o parlamentar não seja remunerado durante o afastamento. Em 2023, Cury foi condenado a 1 ano e 2 meses de prisão em regime aberto pela acusação de importunação sexual. Sua pena de prisão, no entanto, foi substituída por multa de 20 salários mínimos (R$ 26.400) a serem doados a uma entidade pública ou privada e prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período da pena.