O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara Federal, defendeu aumento no ritmo de vacinação contra a Covid-19 e comentou que é necessário rever o Plano Nacional de Imunização que estendeu a vacina para grupos com comorbidade e reduziu a vacinação seguindo o critério da idade.
Segundo o deputado, a vacinação por comorbidade é importante, masé importante descer na idade. "Acho que poderia estar descendo na idade para atingir o maior número de pessoas”, propôs Lira.
Lira disse que é preciso continuar vacinando por idade (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Lira afirmou que o número de vacinados por dia está diminuindo e alertou que há casos de falsos atestados de comorbidades para furar a fila da vacinação.
O deputado disse ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve se pronunciar sobre a liberação de mais um imunizante: a Covaxin, da Índia.
“Se for confirmado, temos entre 10 e 20 milhões a mais, uma vacina na mesma linha da AstraZeneca. Estamos buscando todas as tentativas para que a gente aumente a quantidade de vacina para dar tranquilidade para economia e desafogar o sistema de saúde”, disse Arthur Lira.