Após um ano e meio, a presidente Dilma Rousseff comandará nesta quinta-feira (28) a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o "Conselhão", no Palácio do Planalto. O encontro faz parte da estratégia do governo federal para encontrar alternativas que o levem o Brasil a superar a crise.
Criado em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o conselho é presidido por Dilma. Neste ano, ele passa a ser composto por 92 integrantes – antes eram 90 – que representam empresários, movimentos sociais, sindicatos e a sociedade civil. A última reunião do grupo ocorreu em junho de 2014.
Entre os nomes que deixaram o Conselhão, estão os empresários Marcelo Odebrecht e José Carlos Bumlai, presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Nesta primeira reunião do Conselhão em 2016, a presidente quer colocar em pauta meios de retomar o crescimento econômico sem elevar ainda mais a inflação. O tema do encontro será "Caminhos para o desenvolvimento brasileiro".
O objetivo da presidente é coletar sugestões dos conselheiros que possam ser incorporadas em projetos que o governo pretende encaminhar ainda no primeiro semestre ao Congresso Nacional.