SEÇÕES

Alvo da Polícia Federal, senador Marcos do Val coloca tornozeleira no retorno ao Brasil

A medida foi tomada após o senador deixar o Brasil sem autorização do STF e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.

O senador Marcos do Val, na Comissão de Segurança Pública do Senado | Foto: Pedro França/Agência Senado
Siga-nos no

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada após o senador deixar o Brasil sem autorização do STF e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.

A determinação foi cumprida em operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília, no início da manhã. Segundo a TV Globo, Do Val foi abordado pela PF logo após chegar de viagem.

Senador contrariou decisão do Supremo

Marcos do Val viajou para Orlando (EUA) durante o recesso parlamentar, mesmo sendo alvo de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes (STF). Em agosto de 2023, Moraes determinou a apreensão dos passaportes (inclusive o diplomático) e o bloqueio de R$ 50 milhões, no âmbito de inquérito da PF sobre ofensas a investigadores.

A PF cumpriu mandados em endereços do senador em Vitória (ES), mas o passaporte diplomático não foi apreendido, pois estaria em Brasília. No dia 15 de julho, Do Val pediu autorização para viajar com a família, mas o pedido foi negado por Moraes, que reafirmou a manutenção das medidas cautelares.

Em nota oficial, o senador alegou que viajou com documentação regular e que a saída foi informada ao STF, ao Itamaraty e ao Senado Federal.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também