Preocupados com os possíveis impactos negativos na economia brasileira e com a perda de apoio do setor empresarial, aliados de Jair Bolsonaro (PL) e do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defendem que ambos façam um apelo público para tentar barrar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil.
Uma liderança da oposição, próxima à família Bolsonaro, afirmou à CNN que o melhor caminho seria uma declaração conjunta do ex-presidente e de seu filho "03", expressando “profunda gratidão” a Donald Trump pelo apoio no processo judicial, acompanhada de um pedido para que os produtos brasileiros não sejam taxados.
Segundo essa fonte, a iniciativa permitiria a Jair Bolsonaro e Eduardo se posicionarem como responsáveis por evitar um cenário mais grave para a indústria e o agronegócio brasileiro, adotando uma postura supostamente acima das divergências políticas.
Na carta em que comunica a imposição da tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, Donald Trump critica o que chama de “caça às bruxas” no julgamento de Bolsonaro pelo STF e menciona “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres”, em alusão à inelegibilidade do ex-presidente.