A adesão da deputada estadual Bárbara do Firmino movimentou o cenário político de Teresina. Apesar de ter ganho grande repercussão e gerado comentários de diversos líderes políticos de ambos os campos de oposição, a deputada não foi a primeira personagem ligada ao ex-prefeito Firmino Filho a aderir a pré-campanha de Fábio Novo.
Na realidade, Bárbara foi um dos últimos nomes a se unir ao petista. Antes dela, ainda durante as eleições de 2022 para o governo do Piauí, Whashinton Bonfim, atual secretário de Planejamento do Estado, anunciou apoio ao então candidato Rafael Fonteles.
Na sequência, além de anunciar apoio a Novo, entrou de forma intensa nas articulações políticas e chegou até a realizar encontros com lideranças em comunidades. Washington Bonfim foi secretário de Planejamento e de Educação na gestão do ex-prefeito.
Recentemente, quem também deixou o grupo do senador Ciro Nogueira e resolveu seguir com Fábio Novo, foi o ex-vereador Delegado Samuel Silveira, aliado histórico do ex-prefeito Firmino Filho durante suas sucessivas gestões na capital.
Além dos nomes supracitados, pessoas próximas do ex-gestor também já haviam anunciado apoio ao petista. O ex-presidente do PSDB Jovem, Lucas Probo; os ex-assessores Fabão, Kelson Vieira e Fábio Nascimento, além de Seu Saraiva, que foi motorista de Firmino durante 20 anos.
Na última segunda-feira (23), foi a vez da adesão do suplente de vereador, Paulo Dantas, que foi vereador durante as gestões do ex-prefeito Firmino Filho e, com ele, George Hilário, que foi assessor de Firmino por 14 anos.