Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nesta quinta-feira (10) uma nota conjunta em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
No comunicado, os líderes do Congresso defenderam que a reação do Brasil deve ocorrer por meio do “diálogo nos campos diplomático e comercial”, mas ressaltaram que o Parlamento está atento e mobilizado para proteger os interesses da economia nacional.
“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, afirmaram.
Eles também citaram a Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, como um instrumento para reagir a medidas consideradas hostis. “Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica — um mecanismo que garante ao nosso país e ao nosso povo condições de defender a nossa soberania.”