O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, defendeu, nesta quinta-feira (16), a necessidade de um trabalho integrado entre os Ministérios para lidar com as emergências causadas pelas chuvas. Sete estados estão sendo monitorados pelo Governo Federal devido às enchentes: Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Sergipe.
Em defesa da união de esforços, o ministro Wellington Dias se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Filho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolnei Wolff, para analisar os impactos das chuvas e as medidas imediatas de socorro às famílias desabrigadas.
“A ajuda humanitária precisa ser oferecida agora, e devemos unir todos os esforços possíveis para atender essas famílias”, destacou Wellington Dias. “Devemos ter atenção para que as pessoas não corram riscos ao retornarem para suas casas, pois, após a enchente, muitas residências ainda podem desmoronar”, acrescentou.
O ministro também enfatizou a importância de se focar nas famílias nas áreas rurais, destacando a necessidade de entender como as chuvas afetam essas regiões e quais medidas são necessárias para proteger casas e lavouras.
O ministro Waldez Góes, do MIDR, explicou que todos os ministérios estão mobilizados para apoiar as pessoas afetadas pelas chuvas. “A recomendação do presidente Lula é que o governo federal se mantenha unido para atender as populações atingidas pelas enchentes”, afirmou.
Por sua vez, o ministro Jader Filho, das Cidades, lamentou a difícil situação das populações e afirmou que o governo atuará na reconstrução das casas, remoção das pessoas das áreas de risco e na implementação de melhorias na drenagem e contenção das encostas. “O presidente Lula recriou o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas em todo o Brasil”, destacou.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para os próximos dias indicam chuvas persistentes em grande parte do país, com acumulados superiores a 80 milímetros em estados do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais, Tocantins, sul do Pará e regiões do Centro-Oeste do Nordeste.
Também participaram das reuniões o senador Marcelo Castro (MDB-PI), o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI), o prefeito de Picos (PI), Pablo Santos, entre outros.