A União atualizou os dados referentes ao saque do abono salarial ano-base 2016, em todo o Brasil, mais de 1,8 milhão de saques ainda estão pendentes, sendo que a maioria dos benefícios disponíveis é para trabalhadores da Região Sudeste, de acordo com dados da Divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho. No Nordeste, o Piauí lidera os índices de saques, com 99,11% retirados até o final do mês passado.
Com o resultado exponencial do Estado, o valor injetado na economia piauiense através do abono já supera a marca de R$ 209,6 milhões. Em âmbito local, 274.631 trabalhadores receberam o benefício até o momento ante pouco mais de 2,4 mil que ainda não o sacaram. Em todo o Nordeste, o valor pago supera a marca de R$ 3,9 bilhões, sendo que há mais de 5,5 milhões de trabalhadores aptos a realizarem o saque nos entes federativos da região.
Cabe destacar que o abono está disponível para quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração média de até dois salários mínimos, segundo informa o Ministério do Trabalho. Desse modo, o trabalhador precisava estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, além de ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O saque pode ser feito até o próximo dia 28 de dezembro.
O benefício está disponível na Caixa e no Banco do Brasil. A Caixa paga os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao PIS. O Banco do Brasil paga os servidores públicos vinculados ao PASEP. O recurso do Abono Salarial vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é mantido pela contribuição de empregadores e gerido pelo Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).