Com o objetivo de tornar mais ágil a prestação jurisdicional e elevar os números de produtividade, o 2º grau de jurisdição do TJ-PI iniciou este ano cumprindo o índice de atendimento à demanda – IAD. O IAD mede a relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos apresentados no mesmo período.
Conforme dados do Painel Gerencial atualizado no dia 28 de fevereiro, em 2023, foram registrados 5.111 novos processos e o número de processos baixados em 2024 chega a 6.198.
A secretária Paula Meneses destaca os números do Tribunal que mostram esse avanço. Ela assinala que em janeiro deste ano o 2º grau do TJ-PI recebeu 2.296 casos novos (novos processos) e, no mesmo período, foram baixados 2.331 processos. “Na prática, isso significa que o 2º grau de jurisdição atendeu a expectativa de produtividade medida por meio do índice de atendimento à demanda – IAD”, pontua.
Ela observa que a eficiência vem sendo mantida no mês de fevereiro. “Em fevereiro entraram 2.815 casos novos no 2º grau e foram baixados 3.867 processos, ou seja, o número de baixas continua superando o número de casos novos”.
Paula Meneses ressalta que a baixa processual é a principal variável dos índices que medem a produtividade do Judiciário brasileiro, visto que representa a finalização do processo e, consequentemente, a efetiva prestação jurisdicional.