O senador Wellington Dias (PT) e o secretário estadual de Cidades, Merlong Solano (PT), solicitaram ao
presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Carvalho, a liberação de recursos no valor de R$ 108 milhões para 11 municípios piauienses. Segundo informações do parlamentar, esse dinheiro será aplicado no sistema de saneamento básico.
Wellington Dias defendeu o repasse dos recursos ao declarar que o saneamento básico representa
uma questão de saúde pública. ?Alguns problemas de saúde poderiam ser evitados se mais recursos fossem investidos nessa área. O Piauí ainda possui uma deficiência muito grande quando o assunto é saneamento básico?, disse.
O presidente da Funasa informou que uma primeira triagem foi realizada com base nos critérios do Programa Brasil Sem Miséria. ?O Piauí é um dos Estados que se adequou as condições exigidas e por isso foi selecionado. Os investimentos em água e esgotamento sanitário chegarão a R$ 108 milhões?, declarou. Uma nova triagem será feita a partir da próxima semana, para verificação de projetos e realização de entrevistas. ?Estamos otimistas, pois nossas cartas propostas foram fundamentadas em projetos em boa fase de elaboração. São projetos de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da nossa população?, comentou.