Em apenas 48 horas foram assassinadas quatro pessoas em Teresina, e uma quinta morreu por overdose. Segundo a polícia, as suspeitas são de que todos os envolvidos tinham relação com uso ou tráfico de drogas.
As vítimas foram William, 32 anos, usuário de droga, assassinado à facada, no bairro Francisca Trindade; Rafinha, assassinado com um tiro na cabeça, no bairro Cabral; Alexandre Pereira de Sousa, 17, assassinado na Vila Afonso Gil, próximo ao Promorar; Renato Lopes Melo, morto no Parque Piauí com dois tiros, um na cabeça e um no abdome. O quinto homem que morreu é Cícero Nunes, encontrado na zona Leste da capital, por suspeitas de overdose.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, cel Gerardo Rebelo a primeira semana de 2014 foi violenta no Piauí em razão dos crimes passionais e da predominância da droga. Ele afirmou, durante entrevista à Rede Meio Norte que estão sendo feitas, em média, 1.500 abordagens e cada turno na Operação Força Total, deflagrada no início de janeiro. ?Eu quero conclamar: sem a ajuda das famílias não tem como combatermos o crime.?
O usuário de drogas, segundo o coronel, é o elemento principal a ser combatido. ?O usuário é um criminoso, ele é quem fomenta, é ele quem faz com que os traficantes se tornem poderosos. Os pais que sabem que os seus filhos são usuários, que se agreguem aos órgãos, pois a Polícia Militar não tem porteira. Se tivéssemos o dobro desse efetivo seria humanamente impossível?, conclui.