Uma onça-pintada foi capturada no Pantanal após ser apontada como possível responsável pela morte de um caseiro em Mato Grosso do Sul. O animal é um macho, pesa 94 quilos e foi encontrado por uma equipe formada por um pesquisador, dois guias e quatro policiais ambientais. Com informações da CNN.
Depois de ser capturada, a onça recebeu monitoramento com equipamentos para acompanhar os batimentos cardíacos e a temperatura. Também foi colocado um acesso venoso, caso seja necessário aplicar algum medicamento, como anestesia.
“Vamos levar a onça para um centro de reabilitação. Queremos entender o que aconteceu. Dá pra ver que o bicho está bem magro”, disse o pesquisador Gedienson Araújo, que participou da ação.
O ATAQUE
O ataque aconteceu na segunda-feira (21), perto do pesqueiro Touro Morto, no encontro dos rios Miranda e Aquidauana. A vítima foi Jorge Ávalo, de 60 anos. Por causa das chuvas, os rios estão cheios, o que dificultou as buscas pelo animal.
Área de difícil acesso e rica em natureza
O local do ataque fica no município de Aquidauana, a cerca de 150 km de Miranda, em uma área com mata fechada e muitos animais silvestres. A maior parte do território da cidade está dentro do Pantanal, uma das regiões mais preservadas do país.
Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Pantanal tem a maior quantidade de espécies preservadas entre os biomas brasileiros. É habitat natural de várias espécies, como a onça-pintada e a onça-parda.