Na tarde desta sexta-feira (08), ocorreu uma manifestação na cidade de São Paulo onde centenas de jovens foram as ruas em protesto contra o aumento da passagem de ônibus que passou de R$ 3,50 para R$ 3,80 neste sábado. O conflito entre manifestantes e policiais foi intenso e um vídeo que está circulando na internet está causando polêmica.
Nas imagens é possível ver o momento em que policiais militares colocam explosivos nas mochilas dos manifestantes. O caso terminou em confusão, a PM jogou bombas de efeito moral nos protestantes, houve quebra-quebra e sete pessoas presas.
Na gravação, um grupo de jovens é abordado por policiais da Rocam, em um determinado momento um policial pega um material no chão que aparenta ser explosivos. Em seguida é possível ver os policiais interrogando os jovens, revistando-os e guardando os objetos dentro da mochila de um deles. Após o ato, eles percebem que são sendo gravados.
As imagens foram levadas para a delegacia afim de investigações. Mesmo assim, Mateus Machado, de 19 anos, foi detido em flagrante por dano ao patrimônio e posse de explosivo.
A Secretaria de Segurança Pública divulgou uma nota onde informou que não existe indícios de má conduta por parte dos policiais militares.