VÍDEO: Estudantes da PUC-SP chamam alunos da USP de 'cotistas' e 'pobres' em jogo de handebol

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos em que as ofensas foram direcionadas aos estudantes da USP.

Vídeo mostra ofensa de estudantes da PUC-SP durante jogos jurídicos em Americana. | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um episódio de discriminação ocorreu durante um jogo de handebol entre alunos de Direito nos Jogos Jurídicos Estaduais, em Americana (SP), no último sábado (16). Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram flagrados em vídeos chamando alunos da Universidade de São Paulo (USP) de “cotistas” e “pobres”.

O QUE ACONTECEU

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos em que as ofensas foram direcionadas aos estudantes da USP. Em nota, o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, repudiou o ocorrido, classificando-o como “ofensas racistas e aporofóbicas”. 

O comunicado também destacou que episódios como esse evidenciam a violência enfrentada por alunos cotistas ao ocupar espaços historicamente exclusivos.

Já o Centro Acadêmico 22 de Agosto, que representa os estudantes de Direito da PUC-SP, também emitiu uma nota de repúdio às falas racistas e classistas. A entidade informou que o caso foi encaminhado às autoridades internas da universidade e solicitou a apuração dos fatos e a expulsão dos envolvidos, caso comprovada a participação.

DENÚNCIA

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) informou que ela e outras parlamentares do partido protocolaram uma denúncia no Ministério Público de São Paulo. A denúncia pede investigação sobre os alunos da PUC-SP que participaram das ofensas. O caso segue sendo repercutido em âmbito acadêmico e político.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES