O Meio News obteve com exclusividade acesso a lista das pessoas e empresas que foram alvos da 'Operação Denarc 60', deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), na manhã desta sexta-feira (25), nos estados do Piauí, Amazonas, Pará, São Paulo e Maranhão.
Segundo a polícia, os dois líderes do grupo criminoso foram presos: Jocélio Mendes de Oliveira Filho e Gilberto Maiony Lima Torres. A ação visa dar cumprimento a 28 mandados de prisão, mais de 30 mandados de busca e apreensão, interdição de 14 empresas, sendo 9 delas fantasmas e três lojas de carros usados, além do bloqueio de R$ 200 milhões de reais. Quatro armas de fogo foram apreendidas na residência de um dos alvos.
JÁ ESTAVAM PRESOS OU FORAM PRESOS
- Wagner da Silva Carvalho (Já estava preso)
- Francisco Couto Teles Júnior (Já estava preso)
- Ramaianny Fontineles dos Santos (Já estava presa)
- Júlio César Costa Veras (Já estava preso)
- Gilberto Maiony Lima Torres (Preso)
- Jordane Rocha Ferreira Mascarenhas (Preso)
- Leonardo Davis Brandão do Vale (Preso)
- Antônio Victor de Araújo Amâncio (Preso)
- Auriene Alves de Sousa (Presa)
- Hisna Sampaio de Sousa (Presa)
- Raquel Baborsa de Oliveira
- Sinézia Prata Silva
- Ryan Cristopher de Sousa Gomes
- Jocélio Mendes de Oliveira Filho
ALVOS QUE AINDA NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO SE FORAM PRESOS:
Leandro Santos Chaves
Jaime Machado Costa Filho
Josué Cândido do Nascimento Neto
Francisco das Chagas de Deus Cruz
Malaquias Prata da Silva
Maicon César da Silva Fernandes
FORAGIDOS:
Kauê Moura Sales
Márcio Pimentel Cunha Nery
Rômulo Raphael dos Santos
AINDA NÃO FORAM PRESOS:
Alcindo Alves de Sousa
Benilson Silva Gatinho
Andrezza Rodrigues Lobo
Francisco Prata Chaves
Maicon Borges dos Santos
Everton Valdevan Barbosa da Silva
EMPRESAS ALVO DA OPERAÇÃO
- Vem K Veículos - Loja do Jocélio.
- D Beca Kids - Loja do Jocélio.
- JA Celulares - Loja do Jocélio.
- Auto Stilo - Loja do Maiony.
- GM Sucata - Loja ligada ao Maiony.
INVESTIGAÇÃO
O coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira, disse, em entrevista ao Piauí Bom Dia, que a operação desarticulou um esquema criminoso que era praticado pelas facções criminosas, Família do Norte e Bonde dos 40, e realizou a prisão de empresários na zona leste da capital.
"Esse inquérito aconteceu com bastante profundidade, todos esses indivíduos são vinculados à facção criminosa 'Família do Norte', atuando conjuntamente com o Bonde dos 40. Dois indivíduos, de nomes Jocélio e Maiony, seriam os principais líderes dessa organização criminosa aqui no estado do Piauí, responsáveis pela circulação de skunk, aqui na capital, disse o delegado Samuel.
O delegado ainda falou sobre como era feito o transporte da droga até o Piauí e que o dinheiro proveniente da venda da droga era utilizado na compra e venda de veículos, como forma de lavagem de capital. Uma oficina localizada na zona Norte de Teresina era utilizada para criar compartimentos secretos em carros, para o transporte dos entorpecentes.
"A droga vinha da Bolívia, entrava no país pelo estado do Amazonas, vinha por via terrestre e chegava no estado do Piauí. E após a comercialização, acontecia a lavagem de dinheiro, sobretudo, por meio da compra e venda de veículos. As empresas estavam localizadas na zona sul e zona leste.
Durante a operação, uma oficina na zona Norte de Teresina, alvo da ação dos policiais, era utilizada para criar compartimentos secretos em veículos, facilitando o transporte dos entorpecentes, da região norte do país, para o Nordeste.