Um universitário foi morto durante tentativa de assalto nesta semana perto da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Oeste da capital paulista. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), dois suspeitos foram detidos pelo crime: um adulto de 19 anos e um adolescente de 17.
Gustavo Henrique Duque Castilho de Moraes tinha 22 anos e era estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade São Judas. Ele foi baleado na última quarta-feira (20) por criminosos que tentaram roubar o carro do amigo dele na Avenida Escola Politécnica, no Butantã.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado no 91º Distrito Policial (DP), Ceasa, Gustavo estava sentado no banco do carona quando o motorista acelerou com medo dos assaltantes, que estavam numa moto e em seguida atiraram.
O tiro atingiu a cabeça de Gustavo, que foi internado em estado grave no Hospital das Clínicas da USP, no Centro, onde não resistiu aos ferimentos e morreu na quinta-feira (21). Ele respirava por aparelhos até que, depois de exames, o médico constatou morte cerebral e a família optou pela doação dos órgãos.
Segundo a SSP, Matheus Gonçalves Rodrigues Paraíso e um menor de idade foram detidos pela Polícia Militar (PM) como os autores do crime, que estavam numa moto. Uma arma que estava com eles foi apreendida.
A dupla havia escapado da PM após tentar roubar outro veículo na região. Na fuga, eles bateram a motocicleta num semáforo.