O Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Piauí divulgou uma nota de repúdio na manhã desta sexta-feira, 03 de dezembro, contra a atitude dos advogados que estavam na Central de Flagrantes de Teresina na madrugada de hoje após a prisão do advogado Marcus Vinícius Nogueira envolvido em um acidente que matou uma pessoa.
O presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí estava em alta velocidade no seu veículo modelo SW4 quando colidiu contra o Fiat Siena conduzido por Raimundo Nonato da Silva Oliveira, de 53 anos, que veio a óbito no local.
A polícia realizou a prisão do advogado em flagrante e o conduziu para a Central de Flagrantes. Após a detenção, vários colegas de profissão foram ao local e iniciaram um bate boca contra o delegado de plantão, Danilo Barroso. Vários vídeos circulam nas redes sociais, entre eles, um que mostra o momento que o delegado é encurralado pelos advogados que tentavam impedir a prisão do colega.
Em nota, o Sindepol afirmou que vai solicitar a instauração de um inquérito policial para identificar e responsabilizar os advogados envolvidos:
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí vem a público manifestar repúdio à atitude de supostos advogados que tentaram impedir o trabalho do Delegado Danilo Barroso durante plantão na madrugada de hoje na Central de Flagrantes de Teresina.
O SINDEPOL vai solicitar a instauração do Inquérito Policial para identificação e responsabilidade dos “advogados” envolvidos e após a identificação, irá representá-los no Conselho de Ética da OAB.
Na segunda-feira, essa entidade sindical também tratará com o Delegado Geral sobre as medidas de segurança orgânica na Central de Flagrantes, e demais unidades policiais, solicitando a restrição no acesso às dependências das unidades, somente a servidores e quem estiver em atendimento.
Prestamos solidariedade ao Delegado, aos demais servidores da Central e também à família da vítima que perdeu a vida no acidente envolvendo o advogado que foi preso.
O ACIDENTE
Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o exato momento da colisão envolvendo o veículo modelo SW4 conduzido pelo advogado Marcus Vinícius de Queiroz Nogueira e o Fiat Siena, onde o motorista identificado como Raimundo Nonato da Silva Oliveira veio a óbito e três pessoas ficaram feridas, entre elas um bebê de nove meses.
Nas imagens, é possível ver que o Siena seguia na Odilon Araújo quando foi colhida pela SW4 que vinha em alta velocidade pela Avenida Higino Cunha.