A Polícia Militar do Piauí, através da Diretoria de Inteligência, divulgou os dados estatísticos com os números de ações na capital e no interior do estado entre o período de 01 a 22 de fevereiro do ano de 2022 e 2023.
Comparando 2023 com o ano passado, foi observado um aumento de 0,14% no atendimento de ocorrências, além de um aumento de 10,77% nas apreensões das armas de fogo. Subiu para 295% a apreensão de drogas. Houve também uma queda no roubo de veículos, que baixou 33,77%. Crimes violentos contra o patrimônio também diminuíram 18,23%.
De acordo com o Coordenador Geral de Operações da PM-PI, Coronel Jacks Galvão, ações como o reforço do policiamento ostensivo, presença constante dos efetivos policiais nas ruas, maior número de blitz e de abordagens, além de mais procedimentos de policiamento preventivo, impactam diretamente nos números positivos observados esse ano.
Os esforços concentrados das forças de segurança também têm contribuído para os resultados deste ano. Trabalhos em conjunto entre as polícias civil e militar têm acontecido em Teresina, Parnaíba e Piripiri. Algumas operações também favorecem os números, como a campanha de trânsito 'É Por Todos Nós', que enviou em fevereiro agentes para as rodovias do estado e avenidas da capital com o objetivo de garantir um trânsito seguro através das abordagens e da conscientização dos motoristas.
A operação carnaval, realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, que também aconteceu este mês, enviou um efetivo de 1.700 policiais militares para os municípios do estado, além de 1.600 agentes em Teresina, para garantir a segurança dos foliões em todo o período carnavalesco.
A Polícia Militar do Piauí, em parceria da Superintendência de Trânsito (STRANS), Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN), realizam desde janeiro de 2023 a Operação Arcanjo, que por meio de blitzen e da maior circulação de policiais nas ruas, conseguiram recuperar veículos roubados, conduzir suspeitos às delegacias, além de terem apreendido drogas e armas de fogo.
“ Os números mostram que estamos no caminho certo e a expectativa é de que esses números sigam melhorando pois as ações irão se intensificar”, concluiu coronel Galvão.