O traficante Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu, foi levado ao Conjunto Penitenciário de Bangu, no Rio, no início da madrugada desta segunda-feira (29). Algemado, ele foi levado pelos policiais junto com outro suspeito de tráfico, Emerson Ventapani da Silva, o Mão.
Zeu, que até este domingo estava foragido da Justiça e foi condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, deverá ser transferido para um presídio de segurança máxima, fora do estado do Rio, se depender da vontade da Justiça fluminense.
O pedido foi feito pelo Tribunal de Justiça do Rio neste domingo, após a polícia prender o traficante desarmado, em casa, na localidade conhecida como Coqueira. A prisão ocorreu durante a ação de ocupação policial no Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio.
O presidente do TJ do Rio, desembargador Luiz Zveiter, afirmou que a transferência será feita depois de autorização da Justiça Federal. Ainda não há informações se Zeu será encaminhado para o presídio de Catanduvas, no Paraná, ou para de o Porto Velho, em Rondônia.
População vaia traficante
Pouco depois de ser apresentado no 16º BPM (Olaria), por volta das 16h30 deste domingo (28), o traficante Zeu foi vaiado pela população. Em coro, moradores do Alemão diziam: "Zeu, cadê o machão?".
No mesmo momento da prisão de Zeu, um pai entregou o filho, que seria traficante, à polícia.
O traficante Zeu participou também da ação que derrubou o helicóptero da Polícia Militar e na invasão Morro dos Macacos, em Vila Isabel (zona norte do Rio), em outubro do ano passado, segundo inquérito da Polícia Civil.
O Disque-Denúncia do Rio estava oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil por informações que ajudassem a localizar e prender o traficante. Ele, que já havia sido preso em 2002, foi beneficiado com a progressão para o regime semiaberto em 2007 e não retornou mais à prisão. Em agosto deste ano, o programa " Fantástico", da TV Globo, mostrou imagens de Zeu vendendo drogas e circulando de moto pelas ruas do morro do Alemão.