A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou números relativos ao período de 24 a 27 de dezembro, que compreende o feriado do Natal e a volta pra casa por parte daqueles que optaram por viajar. O que se percebe nos dados é um aumento no número de acidentes nas estradas federais do Piauí em relação ao mesmo período do ano passado: em 2009, foram 23 ocorrências, contra 20 em 2008. O número de feridos também aumentou: foram registrados 15, contra nove no Natal do ano passado. O único dado positivo é a ausência de acidentes com mortes. No período natalino de 2008, uma morte foi registrada.
?É um número que deve ser ressaltado, pois desde novembro não observávamos um final de semana sem acidentes com morte?, lembrou a inspetora Sylmara Bento, da PRF. De acordo com a inspetora, o Natal é considerado um período mais calmo que o réveillon, e foi disponibilizado um total de 200 policiais rodoviários em todo o estado para efetuar o trabalho de fiscalização e vigilância das vias e do tráfego.
Diante da expectativa de uma movimentação maior ainda nas estradas na virada do ano, a PRF já decidiu aumentar o efetivo. ?O réveillon é mais movimentado, e por isso estaremos aumentando o efetivo para 220 policiais nas BRs.
Este efetivo entrará em operação especialmente para a passagem do ano, e nossa operação vai iniciar no dia 31?, informou a inspetora. Sylmara disse também que houve uma mudança na metodologia das operações da PRF no período de festas.
?Antes, tínhamos três operações distintas: operação férias, operação Natal e operação réveillon. No entanto, agora realizamos apenas uma operação, que engloba todos esses períodos ? a Operação Final de Ano?, disse. Para fins de estatística e contabilização de ocorrências, a PRF determinou o período da operação de 11 de dezembro a 03 de janeiro. Os dados divulgados pela PRF dão conta também de que pessoas foram detidas por embriaguez (03 em Parnaíba, 05 em Teresina e 01 em Valença), com 10 autuações e 09 prisões.
Uma pessoa foi detida por desacato e ameaça em Teresina. Em Piripiri, uma pessoa foi presa por falsificação da autorização da viagem, sendo encaminhada ao 2º distrito policial local. Em Teresina, foi preso um homem por portar uma espingarda calibre 32 com 05 cartuchos, sendo 04 deflagrados e um intacto, além de material de recarrego da arma (pólvora, espoleta, chumbinho). A ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes Local.