A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de uma carga de 30 m³ de madeira serrada sem a devida documentação ambiental, sem origem legal, em uma carreta Volvo vindo da cidade de Uruara, no Pará. A abordagem ocorreu no km 49 da BR-343, na altura do município de Buriti dos Lopes.
O condutor da carreta, identificado apenas pelas iniciais M. B. de P. declarou levar apenas madeira para uso em portais, alegando suposta dispensa de guia florestal, a qual teria como destino final a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.
Os profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, fizeram verificação e descobriram que a carga, além de conter portais, sem a devida guia florestal, incluia ainda outros perfis de madeira serrada de valor financeiro muito maior.
Após os devidos encaminhamentos, o órgão ambiental destinou a carga à Prefeitura Municipal de Parnaíba e foram realizados os procedimentos legais cabíveis à conduta do motorista do veículo, configurando, portando, como crime ambiental de acordo com a lei 9.605/98.