Um homem foi preso por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Fazendinha, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, após comemorar a morte da PM Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, que foi baleada durante ataque à UPP Nova Brasília, também no Complexo do Alemão, na última segunda-feira (23).
Os policiais chegaram até o suspeito por meio de denúncias de moradores da comunidade. Ele foi levado para a Delegacia da Penha (22ª DP) para prestar esclarecimentos e depois para a Delegacia de Irajá (38ª DP).
O Disque-Denúncia informou na quarta-feira (25) que, até as 18h, já havia recebido 42 ligações com informações sobre o ataque de traficantes à base da UPP Nova Brasília.
Também na noite de quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff divulgou nota lamentando a morte da policial. No texto, a presidente disse que "transmite sua solidariedade a toda a corporação da PM e à população do Rio de Janeiro e sua especial solidariedade e carinho à família da policial, nesse momento de tristeza".
Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou uma nota pedindo que a população do conjunto de favelas denuncie os autores do ataque à unidade.
"Convocamos a população dos Complexos do Alemão e da Penha e do Morro do Adeus/Baiana a colaborar com a Polícia Militar, através do Disque-Denúncia (0xx21 2253-1177) e do 190, fornecendo informações que possam levar à localização e prisão dos criminosos responsáveis pela morte da soldado Fabiana", diz um trecho do comunicado.
O coronel Rogério Seabra, coordenador das UPPs, disse que o ataque à sede da UPP Nova Brasília não altera os planos da polícia para pacificar a região. O oficial reconheceu que ainda há bandidos armados nas comunidades, ocupadas desde novembro de 2010, mas ressaltou que a polícia não vai recuar e agirá contra eles.
Já foram instaladas três UPPs no Complexo do Alemão (Nova Brasília, Fazendinha e Alemão), a UPP Adeus/Baiana e mais duas UPPs no Complexo da Penha (Fé/Sereno e Chatuba). Em breve, conforme a secretaria informou, serão inauguradas mais duas UPPs no Complexo da Penha: Parque Proletário e Vila Cruzeiro.
Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do BPChoque (Batalhão de Choque) e do Batalhão de Irajá (41º BPM) fizeram uma operação na quarta-feira para tentar encontrar criminosos que teriam fugido do Alemão para a favela. Dez suspeitos foram presos.