Um pombo que transportava um carregador de celular e uma bateria foi encontrado, na tarde de terça-feira (28), por policiais militares de Porto Alegre no pátio do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar. A ave foi atingida por tiros nas duas asas. Ela foi resgatada e deve ser operada na tarde desta quarta-feira, no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).
De acordo com o major João Diniz Prates de Godoy, os policiais conseguiram ver que a pomba voava na direção do Presídio Central. O motivo da queda foi confirmado na manhã desta quarta-feira (29) pelo diretor do Hospital de Clínicas, Marcelo Alievi. O pombo teve as asas atingidas por dois tiros de chumbinho. A autoria dos disparos é desconhecida.
O procedimento cirúrgico é delicado, segundo Alievi, e a sobrevivência do pombo não é garantida. O animal deve receber placas de titânio afixadas com pinos em suas asas para que a fratura seja corrigida.
A Brigada Militar suspeita que a ave tenha sido solta em alguma das vilas que circundam o presídio. O quartel onde a ave caiu fica a cerca de 400 metros do destino dela. O diretor disse que o caso é inédito no hospital. A 11ª Delegacia de Polícia deve investigar o caso.